A lei da Ressonância – Nikola Tesla – Parte 2

Segundo o autor KIM, Ki Young (2012, p.13) que fala sobre a ressonância:

The mechanical resonance or acoustic is well known on physics and consists in applying to an object a vibratory periodic action with a vibratory period that match the maximum absorption energy rate of the object. That frequency is known as resonant frequency. This effect may be destructive for some rigid materials.

Para entender como funciona a transmissão de energia elétrica sem fio, primeiramente deve-se conhecer o funcionamento da ressonância.  A ressonância é os impulsos aplicados num corpo, dependendo da força utilizada têm-se oscilações fracas ou de grande magnitude, que dependendo do corpo que esta recebendo o impulso, ele pode acabar em ruina.

                  A ressonância mecânica ou acústica é bem conhecida na física e consiste na aplicação a um objeto de uma ação periódica vibratória com um período vibratória que coincidir com a taxa máxima de absorção de energia do objeto. Essa frequência é conhecida como frequência de ressonância. Este efeito pode ser destrutivo para alguns materiais rígidos.

A ressonância elétrica ou indutiva utiliza campos magnéticos (Segundo o site e-Física, é a região que envolve massa magnética e dentro dela é possível exercer ações magnéticas), onde a corrente elétrica é transmitida através de um fio, com isso é gerado um campo, esse campo induz a energia para que ela chegue até a outra bobina. Conforme a figura abaixo:

Figura 03: Indução Elétrica

Na transmissão de energia sem fio utiliza-se simples bobinas de cobre, é feita uma exploração magnética de duas bobinas, então com a utilização dessas bobinas a certa distância, é possível a troca de energia com eficiência entre si sem interagir com o ambiente. Isso ocorre pelo uso de ressonância magnética, a mesma tecnologia consagrada em aparelhos de diagnostico médico. Os dois objetos com a mesma ressonância vibram na mesma freqüência e trocam energia. Pode-se observar na figura 04 que as bobinas estão a certa distância e existe apenas uma lâmpada em um dos lados, e com a ressonância das bobinas a lâmpada se acende, sem nenhum fio ligado a ela.

Figura 04: Duas bobinas acendem uma lâmpada

Voltar ou Continue Lendo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: