Como instalar Interface Gráfica (Gnome) no Ubuntu Server

Assim como você já deve ter visto, a maioria dos servidores mais utilizados do mercado não vem com Interface Gráfica, sendo necessário utilizar apenas linhas de comando para conseguir realizar qualquer tarefa.

O Ubuntu Server não é diferente, é um sistema bem simples para ser utilizado, entretanto, quem não sabe comandos, não poderá fazer simplesmente nada no sistema. Na verdade, se você não sabe trabalhar com linux, é melhor aprender ou se arriscar em versões de Desktop do sistema, mas se você já está careca de saber como trabalhar com o sistema e quer deixar tudo um pouquinho mais simples, vale a instalação da interface gráfica.

Não pense que iremos digitar milhares de comandos ou fazer o mesmo que fizemos no FreBSD, pois, os sistemas são completamente diferentes, e no Ubuntu é bem mais simples para realizar a instalação.

O que é necessário?

Primeiramente, se você quer instalar o Gnome no Ubuntu server, você deve ter a conexão com a Internet configurada, pois, será necessário baixar os pacotes da Interface.

Instalando o GNOME

Siga os passos abaixo para realizar a instalação:

1 – Configure a senha do root no seu servidor;

2 – Entre com a senha do seu usuário e digite:

3 – Quando terminar, digite:

Algumas considerações:

Na verdade, o comando é apenas sudo apt-get install ubuntu-desktop, a parte --no-install-recommends é para acelerar o procedimento, com isso, o sistema não instala coisas inúteis (para mim), como o OpenOffice, o Evolution e assim por diante, a parte do -y, serve apenas para o sistema instalar tudo sem ficar pedindo a minha confirmação, se você deseja instalar tudo o que vem no Ubuntu, utilize o seguinte comando:

Ou apenas

4 – Agora é só aguardar terminar, reiniciar o servidor e pronto, a interface estará instalada e configurada

OBS: Quando finalizar a instalação basta voce digitar o comando:

Então a interface gráfica será iniciada.

2 comentários em “Como instalar Interface Gráfica (Gnome) no Ubuntu Server

    • 6 de junho de 2017 em 22:11
      Permalink

      Henrique,
      O servidor voce tem acesso físico a ele? Ou é remoto? Se for remoto, caso voce tenha KVM para acessá-lo o próprio datacenter te fornecerá acesso, do contrário, voce pode instalar o vnc, TeamViewer

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: