Novo Bluetooth promete conexão quase instantânea entre dispositivos

O dobro da velocidade, alcance quatro vezes maior e um suporte muito maior a cone-xões sem fio; o Bluetooth chega à sua quinta versão. A novidade vai permitir novas aplicações usando a tecnologia em casas conectadas e tudo que envolve a Internet das Coisas.

Desenvolvido há mais de 20 anos para permitir a comunicação entre telefones celulares e acessórios sem fio, o Bluetooth se tornou um padrão mundial de comunicação sem fio. Uma das suas principais características é o baixo consumo de energia.

A última atualização da tecnologia Bluetooth foi em 2009, quando surgiu o Bluetooth 4.0 – na época, a principal novidade foi uma velocidade maior de transmissão com um consumo ainda menor de energia. Em 1994, a versão 1.0 apresentava muitos problemas e erros de co-nexão; na época, a velocidade era de apenas 721 quilobits por segundo. Em 2004, o Bluetooth 2.0 elevou a velocidade de transmissão para até 2 megabits por segundo. E, em 2009, com a versão 3.0 alcançou 24 megabits por segundo.

O recém-anunciado Bluetooth 5 deve atingir a marca de 48 megabits por segundo e terá alcance 4 vezes maior. Mas a novidade mais interessante em relação ao novo Bluetooth é a capacidade de transmissão de dados sem a necessidade de uma conexão estabelecida. Isso vai acabar com aquela demora para emparelhar teclados sem fio ou conectar alto-falantes por-táteis. Em vez de solicitar o pareamento de um dispositivo, o Bluetooth 5 vai ser inteligente o bastante para avaliar e analisar o tipo de conexão necessária para transmitir determinada infor-mação. Isso abre uma série de novas possibilidades de aplicações para a tecnologia que a gente deve ver já embarcada em alguns aparelhos a partir do final deste ano.

Antes de fechar essa história, uma curiosidade interessante: o nome Bluetooth é uma homenagem a um rei dinamarquês chamado Harald Blåtand, mais conhecido como Harald Bluetooth, o popular Haroldo Dente-Azul… Dente-Azul foi o responsável por unificar a Dina-marca e a Noruega; em uma analogia, o nome Bluetooth foi escolhido para uma tecnologia que proporciona a unificação de diversos dispositivos: computadores, smartphones, tablets, mou-ses, teclados, fones de ouvido, impressoras e por aí vai.

Fonte: Olhar Digital

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *