Mikrotik CRS305-1G-4S+ IN

Não há como negar que os produtos da Mikrotik são adoráveis pela sua facilidade de uso e sua versatilidade. Há quem use até seus switches como roteadores (o que desaconselhamos por questões óbvias).
Nesta postagem estaremos apresentando o Switch CRS305-1G-4S+ IN vamos abordar de forma superficial sobre este equipamento e também apresentar algumas considerações a respeito do produto.

VISÃO GERAL:

Este sem dúvidas é um equipamento que podemos recomendar a você com toda certeza de satisfação garantida. Isso porque essa caixinha é bem poderosa. Compacto e muito confiável, o Mikrotik CRS305-1G-4S+ IN conta com 4 portas SFP+ de até 10Gb/s por porta. Além disso, ele também conta com uma porta Ethernet de 1Gb/s para que você possa usar para gerência e alimentação do equipamento e falando sobre a alimentação, este sim é um espetáculo a parte. Temos que admitir que o fabricante cuidou para que o funcionamento do equipamento seja ininterrupto para sua aplicação.

ALIMENTAÇÃO:

Na parte de trás do switch encontramos uma de suas características únicas, contando com duas entradas independentes DC IN(12-57V) sendo que uma delas estará sempre como reserva, onde você irá obter redundância para alguma manutenção em sua infra onde seu equipamento não poderá ser desligado.
Na imagem abaixo podemos ver as duas entradas de alimentação DC e também a conexão para aterramento do equipamento.

CRS305-1G-4S+ REAR

Ainda abordando a questão da alimentação, este switch também é alimentado via PoE 802.3af/at por meio de sua porta Ethernet.

Lembrando que se utilizar a alimentação via PoE, o fabricante recomenda que o aterramento não seja utilizado conforme print abaixo:


Veja na seção Powering da página 1 do documento: https://i.mt.lv/cdn/product_files/CRS305-1G-4SplusIN-h_190756.pdf 

O Consumo do equipamento é muito pouco, sem nenhum módulo SFP conectado, ele poderá consumir no máximo 10W e com todos os módulos conectados o pico máximo de consumo chega a 18W.
Suas entradas PoE e DC jack permitem a alimentação entre 12-57V.

 

Especificação Técnica:

O switch CRS305-1G-4S+ está equipado com o processador ARM 32bit 98DX3236A1 com clock de 800MHz que já possui monitoramento de temperatura o que é ótimo. O armazenamento de dados tem 16MB de espaço em memória flash (achamos esse um ponto negativo) e com memória de 512MB de RAM o que garante o funcionamento confiável do aparelho.

Já o sistema operacional, este é dual-boot, podendo o usuário escolher entre o RouterOS (Licença Level 5) que possui uma interface gráfica intuitiva para configuração e gerência rápida do switch. Além do RouterOS o fabricante também nos fornece um segundo sistema operacional, o SwOS, que podemos usar quando não há necessidade de usar roteamento no Switch.

 

Design:

Na parte frontal do CRS305-1G-4S+ IN encontramos 5 portas. Na esquerda, há uma porta Gigabit Ethernet que podemos utilizar para gerenciamento e alimentação do equipamento. Você pode também utilizar essa porta Ethernet para transferência de dados, porém esta porta não está ligada ao chip do switch, logo ela poderá exigir bastante do processador, fique atento a isso  (Recomendamos que sempre vejam o diagrama do equipamento para que você possa entender melhor sobre seu funcionamento e suas limitações). As 4 portas restantes são portas SFP+.

CRS305-1G-4S+ FRONT

 

Na lateral do switch podemos ver os LEDs indicadores do dispositivo (Ethernet, Portas SFP+, Status do dispositivo), também neste mesmo local há o botão Reset, que vem configurado para que se pressionado por 20segundos ele irá formatar o dispositivo para o padrão de fábrica. Sinceramente os leds poderiam estar dispostos na parte frontal do equipamento, acredito que facilitaria mais a leitura do mesmo, mas é aceitável esse layout visto que os dados nós obtemos diretamente no sistema de gerência do switch.

CRS305-1G-4S+ SIDE Vista lateral CRS305-1G-4S+

 

O chassis (corpo do equipamento) é metálico e bastante compacto (141 x 115 x 28 mm), equipado com um sistema de refrigeração passivo (sem cooler) – a case possui perfurações (respiradouros) por toda suas partes. Mas recomendamos que o equipamento seja acondicionado em um ambiente fresco o suficiente para que este trabalhe sem sobreaquecimento, já que dispositivos com SFP já aquecem bastante devido a potencia dos módulos SFP. Então fique atento a questão de calor do equipamento quando em produção para evitar acidentes.

** No site do fabricante é informado que o MTBF do CRS305-1G-4S+ é de 200.000 horas a uma temperatura média de 25C, ou seja, praticamente 20 anos de vida útil!

Resumo:

O Switch Mikrotik CRS305-1G-4S+ IN é um equipamento ideal para quem precisa fornecer um ponto de fibra de até 10Gbps em situações como: Interligação de POPs, Interligações de equipamentos em Rack e etc. O equipamento ainda é uma solução barata a nível Brasil, visto que atualmente com dólar beirando os R$ 6, a média de custo do aparelho no mercado é de R$ 1300,00.

Recursos disponíveis:

  • Acesso do RouterOS
  • Processamento muito bom
  • Alimentação por PoE IN 802.3af/at e Dual DC jack
  • Fixação de cabo de alimentação DC jack
  • Caixa metálica com aterramento da caixa
  • Dual Boot (RouterOS e SwitchOS)
  • Suporte de hardware para IGMP Snooping, STP/RSTP/MSTP, Vlan Filtering, Bonding.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: