Instalando e configurando o CSF no servidor cPanel WHM

O que é o CSF?

O CSF (ConfigServer Security Firewall) é uma ferramenta de segurança para seu servidor, seja ele VPS ou Dedicado, que pode trazer segurança e um maior controle a nível de gerenciamento de recursos do seu servidor.
Essa solução é grátis (freeware) e opensource, uma vez que os códigos podem ser manipulados pelo admin (root) do servidor.

Instalando o CSF

A instalação é bem simples, acesse o ssh do seu servidor e digite o comando

rm -fv csf.tgz
wget http://www.configserver.com/free/csf.tgz
tar -xzf csf.tgz
cd csf
sh install.sh

Assim que a instalação for concluída, acesso o WHM do seu servidor, e logo verás abaixo de plugins, a opção “ConfigServer Security&Firewall”

Configurando o CSF

Ao instalar o CSF, ele vem ativado o modo TEST, isso significa que de fato o firewall não está funcionando, para ativar seu funcionamento, clique em “Firewall Configuration” e no campo TESTING = 0 mude para TESTING = 1 , role a página até o final e clique em “Change“. Após isso ele pedirá que reinicie o serviço, clique no botão que aparecerá para reiniciar o serviço CSF.

Liberação de Portas

O CSF vem com algumas portas padrões liberadas por default, caso necessite liberar alguma porta extra, vá em “Firewall Configuration“, e procure por TCP_IN , no final desse campo de texto você adiciona a porta a ser liberada separando das outras por virgula (,). A opção TCP_IN seria para portas TCP de entrada, caso necessite abrir uma porta TCP para saída, adicione a porta em TCP_OUT, o mesmo vale para UDP_IN e UDP_OUT

Um comentário em “Instalando e configurando o CSF no servidor cPanel WHM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: