Chrome – Como ativar o Java, Silverlight e plugins de bancos no Chrome

O Google lançou na terça-feira (14) o Chrome 42, que traz correções de segurança, suporte a novas APIs e melhorias de desempenho. Mas a nova versão possui uma mudança ainda mais importante: todos os plugins NPAPI são desativados assim que o usuário atualiza o Chrome. Isso inclui Java, Silverlight, Unity e determinados módulos de bancos. Mas há uma maneira de tê-los de volta, caso você realmente precise deles.
Essa é uma alteração que vem sendo planejada desde setembro de 2013. Como o NPAPI foi criado originalmente para o finado Netscape e hoje tem diversos problemas conhecidos de desempenho e segurança, o Google está removendo a tecnologia gradualmente — em janeiro, a execução dos plugins passou a ser bloqueada por padrão. O objetivo é melhorar a estabilidade do Chrome.

Você ainda poderá usar esses plugins caso realmente precise: basta acessar chrome://flags/#enable-npapi e clicar no botão Ativar, na opção Ativar NPAPI. Reinicie o navegador e pronto.

chrome-flags-npapi

Mas atenção: essa opção estará disponível somente até setembro de 2015, quando o Google deverá lançar o Chrome 45. Nessa versão, o suporte a plugins NPAPI será removido de forma definitiva.

Para quem realmente precisa do Java, a Oracle recomenda o uso do Firefox, Internet Explorer ou Safari. O Silverlight já tem data para morrer e não deverá receber grandes atualizações — mas você não deverá sentir muita falta dele, considerando que a Netflix agora usa um player HTML5. Alguns bancos, como o Itaú, já lançaram alternativas que evitam o uso de plugins no navegador.

Vale lembrar que o Flash não é afetado pela mudança: o plugin da Adobe vem embutido no Chrome e se comunica por meio da PPAPI, mais moderna e segura.

Fonte: Tecnoblog

4 comentários em “Chrome – Como ativar o Java, Silverlight e plugins de bancos no Chrome

  • 22 de janeiro de 2018 em 20:38
    Permalink

    Concordo com sua desenlace. As vezes é difícil para quem está no início, porém nada que a experiência não ajuda.

    Resposta
  • 7 de junho de 2016 em 15:03
    Permalink

    Muito bem bolado esse blog. Imagino que dê uma força para algumas pessoas por ai.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: