Sem download, apps instantâneos vão salvar muito espaço no seu smartphone
|Quantos aplicativos você tem no seu smartphone? Muitos, provavelmente! Em média, cada usuário carrega 60 apps instalados no telefone. Claro, tem gente que tem muito mais! Mas ainda é pouco, afinal, são milhões de aplicativos disponíveis para as diferentes plataformas. Pesquisas revelam que existe certa resistência dos usuários em baixar novos apps. Além de não usá-los com tanta frequência, ocupa espaço e ainda polui a tela do smartphone. A novidade é que recentemente o Google anunciou uma novidade para acabar com esse problema; pelos menos nos dispositivos Android. São os aplicativos instantâneos…
O conceito é bastante simples: você poderá usar um aplicativo a partir do seu navegador, sem ter que instalar nada no aparelho. Uma ótima solução para apps de uso único como, por exemplo, pagar um estacionamento ou fazer check-in em um voo.
Durante o lançamento da tecnologia, o pessoal do Google também demonstrou o acesso a um aplicativo instantâneo através do NFC. Ao aproximar o smartphone do parquímetro, o app do estacionamento automaticamente abre na tela do usuário pronto para ser usado – sem qualquer instalação prévia necessária.
Para nós, usuários, além de salvar espaço na memória do celular, uma grande vantagem dos apps instantâneos é que eles oferecem uma experiência muito mais rica do que os sites móveis.
Pensando no cenário brasileiro, talvez o único ponto negativo para alavancar o uso da tecnologia é que os apps instantâneos dependem da internet para funcionar. E, por aqui, a gente sabe; as franquias são caras e acabam rapidinho. Por outro lado, o interessante é que mesmo sem baixar o aplicativo, na hora de usá-lo, apenas algumas partes serão exibidas no seu smartphone. Tudo depende do que você desejar fazer naquele momento.
Ah, e se você é um desenvolver e está preocupado em ter mais trabalho daqui pra frente, pode ficar tranquilo. O Google também pensou em você! A adaptação e implementação dos aplicativos já existentes para serem usados como apps instantâneos é extremamente simples e não requer mais do que um dia de trabalho…
O Google deu a primeira cartada no Android. Agora para ter certeza que essa onda de app instantâneo vai mesmo pegar, a gente aguarda um anúncio da Apple. Será que eles também irão oferecer a mesma função para os usuários de iPads e iPhones? Qual sua opinião sobre isso? Participe, deixe seu comentário. E, se estiver muito ansioso, é preciso ter um pouco de paciência. A previsão de apps instantâneos funcionando para o usuário ainda é só para o final do ano. Calma, gente.