O que são Firmware, Bios e Driver?

Estes três componentes são conjuntos de códigos básicos (dados e instruções) e que estão mais próximos do processador do que do usuário. Eles são programas que dão vida ao computador, informando-o quem ele é, como é feito e como deve trabalhar.

O que é Firmware

firmware

Firmware é uma combinação de software e hardware que possuem um conjunto de instruções necessárias ao funcionamento de um aparelho eletrônico. Essas instruções estão guardadas dentro de um chip que pode ser uma memória não-volátil ou um controlador de determinadas tarefas.

Existem diversos aparelhos eletrônicos que possuem chips controladores executando tarefas que estão armazenadas dentro de si.

Por exemplo: Câmeras Digitais, automóveis aparelho de CD/DVD, televisores, celulares e muitos outros.

O que é BIOS?

bios04

BIOS (basic input/output system) é o firmware principal do computador, é a parte do sistema de software que primeiro instrui o processador e o faz comunicar com os seus periféricos. Quando se liga o computador é a BIOS que está em funcionamento, controlando inicialmente o teclado, o vídeo e a carga do sistema operacional.

Ela é então responsável por iniciar o funcionamento do computador com um minimo de auxílio de qualquer periférico, promovendo o que chamamos de bootstrap, normalmente abreviado de boot. E ela continua controlando os componentes primários do computador juntamente com o sistema operacional mesmo após a sua carga.

O que é Driver?

Que-son-los-drivers

O driver é um programa produzido pelo fabricante do dispositivo de hardware, (modem, impressora, placa de som, placa de vídeo e outros periféricos) que permite a integração entre sistema operacional e este dispositivo.Ele tem as informações de como o sistema operacional pode acessar os circuitos e funções do dispositivo e também funciona como tradutor dos comandos vindos do sistema operacional para o dispositivo.

Por isso, ao se instalar uma nova placa ou periférico no computador é importante azer também a ligação lógica através do driver adequado, para o correto funcionamento do novo dispositivo junto com o sistema operacional.

Fonte: Blog Fabrício

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: