ApacheDicasLinuxServidoresUbuntu

Instalando Servidor LAMP (Apache2 + MySQL + PHP5) no Ubuntu Server

Linux Apache MySQL PHP server
Linux Apache MySQL PHP server

[notice]O tutorial a seguir presume que você entende o que um servidor LAMP é, como trabalhar um site de back-end e como instalar o software usando o Terminal. Ele também espera que tenha experiência ao executar outros Comandos básicos no terminal.[/notice]

Este tutorial é destinado a instalação do Apache2 + PHP5 + MySQL no Ubuntu Server. Seguindo estas instruções voce terá instalado e configurado o seu servidor web para serviços simples. Tenha em mente que este tutorial não aplica práticas de segurança para o servidor em questão, visto que este tem como principal objetivo ser servidor web em rede local, onde a segurança não é algo de extrema importância.

  1. Instalando o Apache
    Para instalar o Apache é necessário instalar o pacote apache2. Isto pode ser feito executando o comando a seguir:

    $ sudo apt-get install apache2
  2. Instalando o MySQL
    Para instalar o MySQL é necessário instalar o pacote MySQL. Isto pode ser feito executando o comando a seguir:

    $ sudo apt-get install mysql-server
  3. Instalando o PHP
    Para instalar o PHP é necessário instalar os pacotes php5 e libapache2-mod-php5. Isto pode ser feito executando o comando a seguir:

    $ sudo apt-get install php5 libapache2-mod-php5
  4. Reiniciando o Servidor Apache
    Seu servidor deve reiniciar o Apache automaticamente após a instalação de ambos pacotes MySQL e PHP. Se isso não acontecer, execute este comando:

    $ sudo /etc/init.d/apache2 restart
  5. Checando o Servidor Web
    Abra um browser (navegador de sua preferência) e abra o link: http://<ip-do-servidor>/ Exemplo: http://192.168.0.5 caso este seja o ip de seu servidor.
    Voce deverá ver uma página com a mensagem dizendo: It works!
  6. Checando o PHP
    Você pode verificar o PHP através da execução de qualquer arquivo PHP de dentro /var/www/html. Alternativamente, você pode executar o seguinte comando, que fará com que o PHP execute o código sem a necessidade de criação de um arquivo:[php] php -r ‘echo “\n\nYour PHP installation is working fine.\n\n\n”;’ [/php]Outra alternativa pode ser criando um arquivo para visualizar em seu browser (navegador) o arquivo phpinfo. para isso crie um arquivo dentro de /var/www/html usando este comando:

    echo "<?php phpinfo(); ?>" > info.php

    Logo em seguida acesse em seu browser (navegador) o seguinte endereço: http://<ip-do-servidor>/info.php Exemplo: http://192.168.0.5/info.php  então deverá ser exibido a informação completa sobre a versão do PHP instalada em seu servidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.