Etenda as diferenças entre as edições do Windows Server 2008

Durante um projeto que envolva a escolha do sistema operacional, saber as diferenças entre os candidatos é crucial e saber quais os principais recursos desses dará argumentos dentro da negociação. Esse post pretende mostrar as diferenças entre as edições da família Windows Server 2008.

Windows Server 2008 Standard

É a edição padrão do Windows Server 2008 e está direcionada ao setor de pequenas e médias empresas, os servidores com esse sistema operacional normalmente irão desempenhar os papéis de controlador de domínio, servidor de arquivos e impressão, DNS,DHCP e servidor de aplicativo. Essas funções não exigem tanta memória. Ao planejar a instalação desse tipo SO deve se levar em conta que as funções de cluster de failover e os serviços de federação do AD, funções do Enterprise. A versão de 32 bits suporta no máximo 4GB de memória RAM e até 4 processadores na configuração SMP já a versão de 64 bits suporta no máximo 32GB de memória RAM e até 4 processaodres na configuração SMP. Ele suporta cluster de Balanceamento de Carga de Rede, mas não suporte cluster de failover.

Windows Server 2008 Enterprise

A edição Enterprise vai ser indicada para empresas de grande porte que executam aplicativos pesados como o SQL Server 2008 ou o Exchange Server 2007, Esses aplicativos vão demandar mais memória do que a suporta pela versão Standard. Além disso o Enterprise conta com os recursos de Failover cluser e ADFS. O mais aconselhável é que o Enterprise e o Standard trabalhem em conjunto quando essas demandas existirem, o Standard executando a maioria dos papéis simples e o Enterprise executando os aplicativos mais pesados ou trabalhando em failover cluster ou com a função de ADFS.A versão de 32 bits suporta no máximo 64GB de memória RAM e até 8 processadores na configuração SMP já a versão de 64 bits suporta no máximo 2TB de memória RAM e até 8 processaodres na configuração SMP.

Windows Server 2008 Datacenter

A edição Datacenter é destinada apenas ao mercado de grandes empresas, a principal diferença em relação ao Enterprise é que no primeiro o número de máquinas virtuais que podem ser usadas é ilimitado. Normalmente uma licença Datacenter estará associada a um servidor físico na modalidade de OEM, ou seja, só pode ser comprado em conjunto. O motivo disso é que normalmente esses servidores custam dezenas ou até mesmo centenas de milhares de reais e o suporte por parte de quem vendeu é dado sobre o software e o hardware, não é permitido que um servidor com esse custo pare por conta de uma placa mãe defeituosa muito menos por um erro de sistema.

Windows Web Server 2008

Essa edição é indicada para servidores que executarão apenas o serviço do IIS server, o servidor de internet Microsoft.A versão de 32 bits suporta no máximo 4GB de memória RAM e até 4 processadores na configuração SMP já a versão de 64 bits suporta no máximo 32GB de memória RAM e até 4 processadores na configuração SMP.

Windows Server 2008 para sistemas baseados em Itanium

Você deve usar essa edição em servidores que possuem a arquitetura Intel Itanium, essa arquitetura difere das de 32 bits(x86) e 64 bits(x64) e por isso demanda esse tipo de licença de servidor.

Windows Server 2008 Server Core

Todas as edições do Windows Server 2008 possuem dois tipos, Full Installation e Server Core, a Full é a instalação onde a maioria das funções serão administradas via GUI(interface gráfica de usuário) ou CLI(interface de linha de comando), o Server Core executará apenas em CLI, e isso tem duas implicações diretas: Primeiro uma redução na interface de ataque, que significa com menos componentes, os ataques de agentes maliciosos é diminuido. A segunda implicação é que uma vez executando menos componentes o servidor terá requesitos de instalação mais simples, como menos memória e processamento.

Bem é isso pessoal, só pra servir de material complementar, a Microsoft disponibilizou uma tabela com as diferenças entre as edições do Windows Server 2008 R2 que pode ser visto em http://www.microsoft.com/windowsserver2008/pt/br/r2-editions-overview.aspx, lembrando que o Windows Server 2008 R2 não é a mesma coisa que Windows Server 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: