DICA – Mude a Senha do Seu Modem

Olá pessoal, com esta postagem eu venho chamar a atenção de voces para um problema sério de segurança. Para alguns esta postagem não mudará em nada, mas para outros, pode custar um preço alto ainda mais para quem usa Internet Banking.
Eu sempre costumo indicar a todos que conheço para que sempre mudem a senha padrao de seu modem adsl, isto porque, alguns permitem acesso remoto e com este acesso garantido, basta escanear uma faixa de ips na internet e logo voce encontrará vários modens com o usuário: admin e senha: admin (ou alguns sem senha).

De posse desse acesso, uma pessoa mal intencionada, poderá facilmente fazer com que ao acessar sites ou sistemas online de bancos, a vítima abra um site falso e nele essa pessoa fornece todas as suas credenciais de acesso ao sistema (verdadeiro) do banco ao qual é cliente.

Para fazer isso é muito simples, basta alterar o servidor DNS do modem para um servidor DNS do qual o atacante ja possui acesso e já aponte sites de bancos para os servidores que ele já hospedou o sistema falso.
Resumindo, basta a pessoa acessar seu modem, mudar dois parâmetros de IP, e voce só irá perceber que algo está errado, quando voce já tiver sido lesado.

Existem alguns vírus que consistem em invadir seu roteador e alterar o DNS usado para conexão, o que faz com que você caia em sites de bancos falsos.
O vírus precisa ter uma porta aberta para entrar, e essa porta é o login e senha padrões do seu roteador, onde a maioria dos modelos é “admin”,”admin”.

Para mudar o usuário e senha de seu modem, é simples, existem vários tutoriais na internet assim como simuladores de modem.

Apenas tenha em mente que voce DEVE sempre observar se voce usa alem de um modem, um roteador WIFI, pois em muitos casos é necessário configurar ambos equipamentos, porque se for configurado apenas o roteador e não o modem, o problema permanecerá o mesmo. Mas caso configurado apenas o modem, digamos que voce já tem uma proteção, mas lembre-se que segurança nunca é demais, e se possível, faça as alterações em todos os equipamentos, jamais use senhas que vem de fábrica em seus equipamentos de rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: